Principais responsabilidades do condomínio

Vida de Apê

1 de Setembro de 2022 | Por Gabriela Casarin

É primordial que os moradores tenham conhecimento de quais são as principais responsabilidades do condomínio para saberem quais são os seus direitos e quando cobrá-los. 

Hoje em dia, morar em um condomínio traz inúmeras vantagens que elevam a qualidade de vida e a segurança pelo melhor custo-benefício. 

Usufruir de lazer completo com piscina, playground, salão de festas, espaço para se exercitar, relaxar ou cuidar do seu pet, por exemplo, são alguns dos benefícios cada vez mais desejados pelas pessoas.  

  

O que é um condomínio? 

De maneira geral, podemos dizer que um condomínio é um espaço dividido por diversos proprietários (que possuem sua própria unidade), com áreas de convivência em comum. 

Uma das principais características do condomínio é o fato dele não ser aberto ao público, apenas para condôminos, empregados e visitantes (entrada controlada), o que garante a segurança dos moradores. 

Os condomínios podem ser verticais (formados por prédios que compartilham áreas em comum) ou horizontais (várias construções lado a lado, comum em condomínios residenciais). Atualmente, a busca por condomínios verticais tem crescido exponencialmente, pois, além de representarem a melhor opção custo-benefício, têm financiamentos muito mais acessíveis, além dos subsídios, que garantem descontos expressivos. 

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Apesar de ser formado por diferentes pessoas, famílias e valores, o desejo em comum de quem mora em um condomínio é sempre o mesmo: organização, tranquilidade e direitos preservados. 

Os moradores esperam que o local seja bem administrado, e que o bem-estar e a segurança sejam prioridades. 

Para manter o bem-estar dos moradores, a convivência entre eles e resguardá-los de qualquer problema, é preciso fazer valer algumas regras, como as responsabilidades do condomínio. 

Garantir infraestrutura, funcionamento correto dos recursos, segurança, conforto e lazer são algumas das obrigações do condomínio perante os moradores, que arcam mensalmente com uma taxa para que o condomínio faça com que tudo aconteça conforme o combinado. 

Quem faz o intermédio entre os interesses dos moradores e as responsabilidades do condomínio é o síndico, que é eleito democraticamente entre os condôminos e tem a finalidade de cuidar de toda estrutura do condomínio, gerenciando as necessidades dos moradores e garantindo a ordem. 

+Saiba quais são as responsabilidades de um síndico. 

 

 Responsabilidades organizacionais do condomínio 

Profissionalizar a gestão do condomínio é fundamental para que haja a melhor estrutura para os condôminos, assim como bem-estar, segurança, conforto, etc. 

Dentre as responsabilidades organizacionais exercidas pelo condomínio estão: 

  • Contratação e gestão da folha de pagamento de funcionários; 
  • Organização de entrada e saída de moradores e prestadores de serviço; 
  • Definição e gestão de escala de trabalho; 
  • Controle do fluxo de moradores nas áreas comuns; 
  • Restrição do uso de áreas comuns de acordo com as regras de funcionamento. 

De um ponto de vista macro, as responsabilidades do condomínio em relação à organização, cotidiano e manutenção dos serviços impacta diretamente na vida dos moradores, e por isso, têm grande peso na satisfação que eles apresentam em relação à gestão do condomínio. 

  

Gestão financeira 

As finanças do condomínio precisam estar devidamente organizadas, para garantir que todas as obrigações sejam cumpridas dentro das datas pré-estabelecidas. 

É essencial contar com uma gestão financeira profissional ou um setor responsável por essa tarefa, já que essa é uma das maiores cobranças feitas pelos moradores. 

Dentre as obrigações cumpridas pela gestão financeira estão: 

  • Ter disponível capital de giro para qualquer eventualidade; 
  • Pagar em dia fornecedores, prestadores de serviço e funcionários; 
  • Ter caixa para as emergências; 
  • Custear despesas em relação ao consumo de energia e de água. 

  

Limpeza e Manutenção 

Uma das maiores cobranças feitas pelos moradores ao condomínio está relacionada à limpeza e manutenção. Afinal, além de impactarem diretamente no bem-estar de todos, são elas as responsáveis por manterem o ambiente mais agradável e bonito.  

Por isso, os síndicos devem estar sempre atentos à limpeza cotidiana das áreas comuns, corredores, etc. A fim de garantir que ela esteja sendo realizada de maneira satisfatória pela equipe responsável, que pode estar inserida na folha de pagamento do condomínio ou serviço terceirizado. 

Quanto às rotinas de manutenção, são elas que vão garantir o funcionamento correto de todos os recursos essenciais, como elevadores, iluminação, fechaduras de portões internos e externos, portões de acesso às garangens, circuito interno de câmeras, etc. 

  

Segurança 

A segurança é uma das maiores características do condomínio e uma responsabilidade vital perante os moradores. 

A forma com que a segurança é realizada, assim como a formatação desse serviço estão diretamente ligadas ao estilo do condomínio, levando em consideração sua infraestrutura, tamanho e complexidade. 

Além da segurança realizada por pessoas, como é o caso dos porteiros, vigilantes e seguranças, é de extrema importância que seja realizado um investimento em automação e monitoramento à distância, como um bom circuito de câmeras e fechaduras com codificação para abertura automatizada. 

Em relação às visitas, o controle é realizado mediante autorização concedida pelos condôminos, e pode ser por meio de comunicação prévia ou instantânea através dos interfones.  

Além disso, todo visitante deve ter sua entrada e saída registradas para manter o controle e segurança no condomínio.  

  

Organização 

A organização garante harmonia e fluidez no funcionamento do condomínio. 

É através dela que ocorre o gerenciamento das reservas das áreas comuns pelos moradores, como por exemplo, o uso do salão de festas, espaços gourmet, entre outros locais que precisam de agendamento prévio para serem utilizados de forma organizada.  

Além disso, é necessário garantir sintonia entre as reservas e a rotina de limpeza e manutenção, por exemplo, para que tudo sempre esteja organizado. 

Existem outras diversas demandas que influenciam diretamente na harmonia e funcionamento do condomínio. Todas elas devem ser gerenciadas pela gestão do local, que deverá alinhar parâmetros para atender todas as responsabilidades. 

 

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