Algumas das responsabilidades do síndico

Vida de Apê

9 de Maio de 2022 | Por Victor

O síndico é a figura principal do condomínio, é ele quem faz o intermédio entre os interesses dos moradores e as responsabilidades do condomínio. 

Ele é eleito democraticamente entre os moradores, com a finalidade de cuidar de toda a estrutura, garantindo que tudo funcione adequadamente. O síndico centraliza e faz o gerenciamento de todas as necessidades dos moradores, de modo a garantir que tudo funcione adequadamente no condomínio.

 

Gerenciamento 

Uma das funções do condomínio é manter a organização de seus colaboradores, portanto o síndico também precisa exercer o papel de gestor de pessoas. O síndico deve orientar funcionários, delegar responsabilidades, cobrar e dar o suporte necessário a eles. Ele é a figura central na hora de comandar as demandas do condomínio. 

O síndico também faz o gerenciamento com prestadores de serviços. É ele quem fará a contratação para trabalhos pontuais ou terceirizações, orientando, cobrando resultados e dando todo o suporte de modo a resultar em um trabalho bem executado. 


Comunicação 

Um condomínio precisa ter um ou mais canais de comunicação com os moradores, garantindo a entrega de informações, mantendo todos atualizados e enviando notificações tanto individualmente quanto como condômino.  

Assim os condôminos possuem acesso dinâmico e garantido sobre os seguintes temas, por exemplo:

  • Taxas de condomínio;
  • Reservas de áreas do condomínio;
  • Orientações de segurança;
  • Agendamento de reuniões e assembleias;
  • Aviso sobre manutenções ou obras;
  • Eventos.

 

Reuniões e assembleias 

O síndico é quem organiza, define as pautas e conduz assembleias e reuniões no condomínio, muitas vezes a administradora do condomínio está ao seu lado, dando suporte a todos as dúvidas administrativas que não cabe na responsabilidade do síndico.

É dever do síndico saber quando convocar esses eventos, mas saiba que pelo menos uma assembléia é feita anualmente. Junto com o conselho e todos do corpo administrativo, é discutido os temas relevantes para o condomínio para que sejam abordados em assembléia.


Prestar contas  

Os condôminos querem e tem direito de saber para aonde vai o dinheiro que pagam mensalmente, portanto o síndico deve prestar contas. Mas fique tranquilo, mensalmente o condômino também recebe uma relação de gastos e recolhimento do condomínio.

 

Multas

A multa pode ser um mecanismo importante para garantir o cumprimento de deveres dos moradores. A aplicação dessas penalidades pode ser necessária caso as regras de convivência e preservação do condomínio não estejam sendo cumpridas. As multas, em exceção a casos graves, vem seguidas de advertências, essas sempre com a aprovação do síndico. 

 

Mediação de conflitos

O síndico é uma figura centralizadora de responsabilidades e gerenciamento, por isso ele também precisa ter uma ótima comunicação interpessoal. Em caso de dúvidas, reclamações e elogios, os condôminos procuram pelo síndico, sendo ele responsável por intermediar a conversa, se necessário, com outros moradores ou prestadores de serviço.

  

Se você deseja morar com segurança, qualidade de vida e em um condomínio que oferece infraestrutura completa, conheça os condomínios da ADN! 

A ADN possui apartamentos com área de lazer completa, área gourmet com churrasqueira, espaço fitness, horta comunitária, área de descanso, piscina, e varanda.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e conheça todas as vantagens de morar em um empreendimento completo! 


Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação
EBOOK

Subindo de nível

Conheça o nosso ebook que vai te ajudar a sair do aluguel!

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Comentário enviado com sucesso para liberação.

Não foi possível enviar seu comentário. Tente novamente mais tarde!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙