Entenda tudo sobre o Serasa Score

Dinheiro

24 de Junho de 2022 | Por Gabriela Casarin

Quer saber tudo sobre o Serasa Score? Como ele funciona e como você pode ter uma pontuação que vai facilitar muito sua vida na hora de solicitar um empréstimo ou financiamento para adquirir o seu apartamento?  

Continue com a gente, e tire todas as suas dúvidas na matéria de hoje! 

  

Independência, realização e segurança. Adquirir o imóvel próprio continua sendo um dos maiores desejos do brasileiro.  

E para quem planeja financiar ou realizar um empréstimo para a aquisição do grande sonho, é muito importante ficar de olho no “score de crédito”, uma pontuação que facilita a concessão do seu empréstimo ou financiamento. 

O “score” termo em inglês para pontuação, tem a função de “medir” se determinado indivíduo é um “bom pagador” ou não. Os pontos, que variam de 0 a 1.000, são calculados de acordo com os hábitos de consumo, como uso de cartão de crédito, contas pagas em dia e possuir contar em banco. 

Atualmente, o Serasa Score é o score de crédito mais conhecido do Brasil. Ele define e armazena a pontuação que indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas em dia no futuro, com base em uma análise do seu comportamento financeiro nos últimos 12 meses. Assim, as empresas conseguem ter um panorama geral do potencial daquele cliente e o quanto ele poderá honrar seus compromissos, ou seja, se é seguro ou não conceder a ele crédito ou financiamento. 

Lembrando que esses dados relacionados ao comportamento financeiro podem variar com o tempo. Um exemplo são as dívidas prescritas 5 anos após a data de vencimento, que não entram na contagem dos pontos do score, já que após esse período o CPF não pode continuar restrito. 

Quando você deixa de pagar uma conta e fica com restrições em seu nome, seu score cai e suas chances de conseguir um empréstimo ou financiamento ficam menores.  

  

Como funciona o Serasa Score? 

Para desenhar o perfil do consumidor, a Serasa coleta dados tanto de fontes públicas, quanto de fontes privadas, como crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas e tempo de uso de crédito, por exemplo. Assim, é possível identificar se a pessoa cumpriu com todos os seus compromissos financeiros no último ano, considerando-o um bom pagador e sucessivamente aumentando a sua pontuação.  

Quando o contrário acontece, ou seja, se ele não pagou suas dívidas e teve seu nome negativado, seu score é automaticamente afetado e diminuído. Nesse contexto, as instituições financeiras não conseguem ter a segurança de que o valor “emprestado” ao cliente será quitado. Dessa forma, na maioria das situações a solicitação é negada. Caso ela seja concedida, os juros são bem mais altos.  

Lembrando que quanto maior o score, maiores são as chances de obter crédito com as melhores condições de pagamento. 

  

Como consultar o meu score? 

Você pode consultar seu score gratuitamente e de maneira bem simples. 

Basta acessar o site do Serasa Score, inserir seu CPF, preencher um breve cadastro e criar uma senha para acessar o sistema. 

Depois disso, é só realizar o acesso utilizando sua senha e pronto! Você já pode consultar sua pontuação, além de conseguir identificar os motivos pelos quais ela aumentou ou diminuiu. 

  

Como aumentar meu score? 

Seu score influencia diretamente nas solicitações de empréstimos e financiamentos. Se você está pensando em adquirir um imóvel e vai optar pelo financiamento, precisa manter uma boa pontuação.  

Confira a seguir, algumas dicas importantes de como aumentar seu score. 

- Pagar todas as contas em dia para não ter dívidas em seu nome; 

- Não comprometer mais do que 30% da sua renda com dívidas; 

- Procure limpar o seu nome caso ele esteja sujo; 

- Mantenha seus dados cadastrais atualizados na Serasa; 

- Faça seu Cadastro Positivo. 

  

Confira também nossas dicas para se preparar para um financiamento.

  

O que é um score alto? 

É considerado um score alto aquele que se encontra acima de 701 pontos. Geralmente nessa pontuação encontram-se os clientes que nunca deveram sequer uma fatura. 

  

O que é um score regular? 

Um score é considerado regular quando sua pontuação está acima de 301. Nesse contexto, as empresas de crédito enxergam que você tem mais chances de quitar suas dívidas. 

  

O que é um score baixo? 

É considerado baixo o score que varia de 0 a 300 pontos.  

Quando o cliente apresenta essa linha de pontuação, raramente ele poderá realizar financiamentos. Já os empréstimos, caso ele consiga, apresentarão taxas de juros bem maiores, por conta do risco de inadimplência. 

  

As “faixas de risco do score”, que se dividem em 4 cores, representam os riscos de inadimplência em relação às pontuações dos clientes. São elas: 

  • Vermelha: Score baixo (risco de crédito alto) - pontuação de 0 a 300. 
  • Amarela: Score regular (risco de crédito médio) - pontuação de 301 a 500. 
  • Verde-clara: Score bom (risco de crédito baixo) - pontuação de 501 a 700. 
  • Verde-escura: Score excelente (risco de crédito muito baixo) - pontuação de 701 a 1000. 

 

Se você deseja financiar o seu apê e está com o score baixo, entre em contato com a gente e conheça o ADN Facilita: um serviço de Recuperação de Crédito oferecido pela ADN, onde uma equipe de especialistas acompanha o seu caso a fim de aumentar o seu score até que você consiga a aprovação de crédito para o seu financiamento. 


Entre em contato conosco através do WhatsApp e receba todas as informações sobre o ADN Facilita. 

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação
EBOOK

Subindo de nível

Conheça o nosso ebook que vai te ajudar a sair do aluguel!

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Comentário enviado com sucesso para liberação.

Não foi possível enviar seu comentário. Tente novamente mais tarde!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙